Detalhes do Trabalho

Título PT-BR:

"LÍNGUA, MEMÓRIA E ENSINO DO ESPANHOL COMO LÍNGUA ESTRANGEIRA" Dissertação

Autor:

MANUEL, Daniela Fiorin Falco P

Orientador:

Prof. Dr. Lauro José Siqueira Baldini

Titulação do Orientador:

Mestre

Curso:

Mestrado em Ciências da Linguagem

Tipo de Trabalho:

"LÍNGUA, MEMÓRIA E ENSINO DO ESPANHOL COMO LÍNGUA ESTRANGEIRA" Dissertação

Assunto:

. Linguagem . História das línguas estrangeiras no Brasil . Língua portuguesa x Língua estrangeira . Ensino do espanhol no Brasil . Aprendizado de outra língua . Pêcheux, a língua e o imaginário

Ano de Defesa:

2010

Biblioteca:

Unidade Fátima

Área de Concentração:

Linguagem e Sociedade

Linha de Pesquisa:

Língua e ensino

Resumo:

O presente trabalho utiliza os conceitos da análise de discurso de linha francesa para observar a Folia de Reis como um acontecimento discursivo, em três cidades do Sul de Minas Gerais. Analisamos o discurso do sujeito, em sua posição-sujeito devoto, em relação ao discurso folclórico-religioso da Folia de Reis, por meio de entrevistas e fotos. Percebemos que a Folia de Reis, vista como folclore, não é algo imóvel no tempo, mas sim algo que se move e se modifica no tempo. Notamos também que a memória se atualiza no ritual, se diz de novo, todo o tempo, se tornando atual. Funciona como um reforço da memória do sujeito que crê nos Santos Reis. Assim, percebemos o ritual da Folia de Reis como algo que sempre se renova no discurso como um acontecimento discursivo.

Palavras-Chave PT-BR:

Língua espanhola, Língua estrangeira, Memória da língua, Memória na língua, Efeitos de sentido, Ensino de línguas.

Palavras-Chave EN:

Spanish Language, Memory of the Language, Memory in the Language, Effects, Language teaching.