Detalhes do Trabalho

Título PT-BR:

Corpo-em-manifesto na/pela arte: presença e interpretação na performance

Autor:

Emerson José Simões da Silva

Orientador:

Atilio Catosso Salles

Titulação do Orientador:

Dr.

Curso:

Mestrado em Educação, Conhecimento e Sociedade.

Tipo de Trabalho:

Dissertação

Assunto:

Corpo-em-manifesto / Análise do discurso / Presença / Interpretação / Silêncio / Performance.

Ano de Defesa:

2021

Biblioteca:

Digital

Área de Concentração:

Educação, Conhecimento e Sociedade

Linha de Pesquisa:

Ensino, Linguagem e formação humana

Resumo:

Tendo, como aporte teórico, a Análise de Discurso Materialista francesa, em sua linha pêcheuxtiana, os gestos de escrita e análises desta dissertação partem do objeto corpoem-manifesto na obra de Nina Caetano, a partir de duas de suas performances: “Espaço do Silêncio” e “Chorar os filhos”. A caminhada se inicia na genealogia da Performance a partir dos movimentos de vanguarda do início do século XX à Body-Art e ao Happening, o corpo transformado em meio e fim da linguagem artística - corpo como produtor de sentidos e, no caso de Nina Caetano, de manifestos de luta. Da Análise de Discurso, o corpo da artista como gesto de (r)existência frente aos campos de batalha da violência é visto como um acontecimento discursivo furando, os dizeres das cidades, em gritos silenciados das vítimas de feminicídio e da necropolítica que ainda mata nossos jovens periféricos todos os dias. Por fim, os conceitos de presença e interpretação, deslocados da cena teatral aristotélica para a performance, irrompem num gesto de análise para os sentidos em formulação e circulação nas ações de Nina Caetano, pensando a artista presente, enquanto sujeito-em-manifesto, sujeito-(de/em)-luta, que não interpreta uma personagem, mas que é corpo-produtor de sentidos, fazendo-os circular como armas de luta na Arte/pela Arte.

Palavras-Chave PT-BR:

Corpo-em-manifesto / Análise do discurso / Presença / Interpretação / Silêncio / Performance.