Detalhes do Trabalho
Título PT-BR:
Software para a sistematização da assistência de enfermagem
Autor:
Daniele Ramalho Caetano
Orientador:
José Dias da Silva Neto
Titulação do Orientador:
Dr.
Curso:
Mestrado em Ciências Aplicadas à Saúde
Tipo de Trabalho:
Mestrado
Assunto:
Software / Sistema de Informação / Processo de Enfermagem / SAE / Enfermagem / Informática em Enfermagem / Terminologia Internacional de Nanda.
Ano de Defesa:
2018
Biblioteca:
Digital
Área de Concentração:
Ciências da Saúde
Linha de Pesquisa:
---
Resumo:
Contexto: O Processo de Enfermagem é uma ferramenta metodológica utilizada para tornar a assistência sistemática, organizada em cinco fases e com o objetivo de orientar o cuidado profissional através da Sistematização da Assistência de Enfermagem (SAE). A North American Nursing Diagnosis (NANDA) é uma organização internacional que estabelece diagnósticos de enfermagem através de taxonomia própria, usados na realização da SAE. Objetivo: Desenvolver e validar Software baseado na Taxonomia II da NANDA-I para a realização da SAE. Métodos: Estudo exploratório, descritivo, quantitativo, do tipo pesquisa de desenvolvimento de instrumento tecnológico, baseada na engenharia de Software e fundamentada no ciclo de vida do desenvolvimento de sistema. Utilizado o livro Diagnósticos de Enfermagem da NANDA após obtenção da licença Wiley e aprovação pelo Comitê de Ética em pesquisa da UNIVÁS, protocolo 035564/2017. O estudo foi realizado em hospital universitário, Pouso Alegre, MG. Após ampla revisão de literatura, estabeleceu-se direcionamentos técnicos para construção do Software, criou-se o nome SYNA (Systematization Nursing Assistence), a logomarca do mesmo e dois vídeos, promocional e demonstrativo. Adaptado questionário e incorporado ao Google Forms com base em Tayar (2007) e Andrade (2009) para de coleta de dados que ocorreu de forma aleatória. Resultados/Produto: Criado Software SYNA, validado por 80 enfermeiros com as seguintes médias: idade, 33 anos; trabalho na instituição, 10 anos; graduação: 5 anos e meio; 95% especialistas. Ao questionário, as 13 questões apresentaram Alfa de Cronbach (a) >89% sendo a média 90,56%, garantindo confiabilidade interna do instrumento. A questão mais expressiva foi relacionada a exigência de raciocínio do enfermeiro na realização da SAE. Conclusão: o software foi desenvolvido, validado e registrado no INP
Palavras-Chave PT-BR:
Software / Sistema de Informação / Processo de Enfermagem / SAE / Enfermagem / Informática em Enfermagem / Terminologia Internacional de Nanda.