Detalhes do Trabalho

Título PT-BR:
Estudo sobre a autoeficácia e a criatividade em alunos de arquitetura e urbanismo

Autor:
Brígida Maria Rodrigues Alves Medeiros

Orientador:
Lariana Paula Pinto

Titulação do Orientador:
Dra.

Curso:
Mestrado em Educação, Conhecimento e Sociedade.

Tipo de Trabalho:
Dissertação

Assunto:
Criatividade / Autoeficácia / Teoria Social Cognitiva / Estudantes de Arquitetura e Urbanismo.

Ano de Defesa:
2022

Biblioteca:
Digital

Área de Concentração:
Educação, Conhecimento e Sociedade

Linha de Pesquisa:
Políticas Públicas e Gestão

Resumo:
O estudo aborda e investigação quali-quantitativa da autoeficácia e da criatividade em alunos da graduação de Arquitetura e Urbanismo de uma instituição particular. Conceitua-se preliminarmente a criatividade como uma competência híbrida inerente ao ser humano e autoeficácia como a capacidade de realizar uma tarefa específica que pode ser complexa ou não. Possui como objetivos investigar as relações entre a autoeficácia e a criatividade durante o processo de desenvolvimento de projetos. Relacionar a Teoria Social Cognitiva com o processo criativo e os processos cognitivos do projetar. Refletir sobre as metodologias de projeto e comparar a percepção de alunos e professores quanto ao constructo da autoeficácia. Criatividade e autoeficácia foram conceituadas, além da referência da DCN/MEC que traz o perfil desejado do futuro profissional de Arquitetura e Urbanismo pautado nas competências e habilidades que ele tem que ter desenvolvidos. A investigação ocorreu através de revisão bibliográfica e da aplicação de instrumentos para coletas de dados como questionário sociodemográfico para alunos e professores, a Escala de Autoeficácia na Formação Superior (EAFS) para os alunos, questionário sobre a percepção docente quanto às expectativas e desempenho dos alunos e a observação em sala de aula norteada por quesitos pré-determinados e semelhantes à pesquisa com os professores. As cinco dimensões definidas para a EAFS são: AE na gestão acadêmica, AE acadêmica, AE na interação social, AE na regulação da formação e AE em ações proativas A pesquisa foi feita no ano de 2021 em dois momentos distintos, no primeiro semestre durante as aulas remotas devido à pandemia pelo COVID-19 e no segundo semestre com o retorno parcial das aulas presenciais. A autoeficácia dos alunos se apresenta mais positiva que a visão que seus professores possuem deles. Uma autoeficácia positiva é importante para o desempenho dos alunos. As discussões se pautaram nas dificuldades do aluno em ateliê, na compreensão do que é um “problema” com as considerações sobre as metodologias sistêmicas para o desenvolvimento projetual que não possuem apenas uma resposta correta. O processo criativo depende das escolhas e reflexões feitas e apresenta relações tanto cognitivas quanto socioemocionais. Como eu penso, como eu faço e porque eu faço

Palavras-Chave PT-BR:
Criatividade / Autoeficácia / Teoria Social Cognitiva / Estudantes de Arquitetura e Urbanismo.