Detalhes do Trabalho

Título PT-BR:

Integração das tdic no currículo e em práticas pedagógicas do ensino fundamental - anos iniciais: representações e apropriações docentes

Autor:

Ana Elisa Cunha Anderi Castilho

Orientador:

Rosimeire Aparecida Soares Borges

Titulação do Orientador:

Dra.

Curso:

Mestrado em Educação, Conhecimento e Sociedade.

Tipo de Trabalho:

Dissertação

Assunto:

Formação / Professores / TDIC / Ensino Fundamental / Representações docentes.

Ano de Defesa:

2021

Biblioteca:

Digital

Área de Concentração:

Educação, Conhecimento e Sociedade

Linha de Pesquisa:

Educação e Tecnologia: inovação, ferramentas e processos.

Resumo:

O impacto das tecnologias digitais da informação e comunicação (TDIC) vem ocasionando transformações na sociedade e trazendo inúmeras mudanças nas mais diversas áreas, incluindo a educação. Mais recentemente, com a pandemia da Covid19 e o fechamento das escolas, em razão da necessidade de isolamento social, alunos de diferentes níveis de ensino passaram a ter aulas remotas subsidiadas pelas TDIC. Esse cenário mostrou a necessidade da formação continuada dos docentes para a integração dessas tecnologias nas práticas pedagógicas, de maneira a possibilitar novas formas de construção do conhecimento, em diferenciados ambientes. Nesse contexto, o objetivo desta pesquisa foi investigar e compreender como as representações docentes sobre a integração das TDIC nas aulas estão direcionadas no ensino fundamental-anos iniciais, diante dessa nova realidade e necessidade de apropriação do conhecimento e de práticas pedagógicas repentinas envolvendo essas tecnologias em aulas remotas. Trata-se de uma pesquisa de abordagem qualitativa e exploratória, com fundamentação teórica em estudos como o de Chartier (1991), Kenski (2013), Almeida (2016), Gatti (2017), Valente, Almeida e Geraldini (2017), Bacich (2018), Moran (2020), dentre outros. Para tanto, além do estudo bibliográfico, realizou-se uma pesquisa de campo em uma escola municipal, localizada em uma cidade do sul de Minas Gerais, que contou com 21 docentes desse nível de ensino como participantes. As docentes pesquisadas foram convidadas a participar de um curso via plataforma Google Meet, constituído por seis oficinas, com uso prático das ferramentas Google em atividades que podem ser realizadas nas aulas com os alunos. Como instrumentos de coleta de dados foram aplicados dois questionários, um no início, para o levantamento do perfil desses professores e outro no final, sobre suas percepções no que tange à integração das TDIC nas aulas nesse momento de pandemia da Covid-19, além da solicitação de relatos digitais sobre cada oficina pelas pesquisadas. Os dados coletados foram organizados com o auxílio do software MaxQda e analisados com base em aspectos da análise de conteúdo de Bardin (2016) e à luz das teorias estudadas. As docentes pesquisadas evidenciaram uma compreensão da importância das TDIC nas aulas e o reconhecimento da necessidade de momentos formativos sobre esses recursos tecnológicos para que possam integrar essas tecnologias com segurança em suas práticas pedagógicas. É notório que embora as TDIC possibilitem diferentes formas de ensinar, ainda se constata a exclusão digital tanto de professores quanto de alunos por diferenciados motivos que vão desde a falta de acesso a essas tecnologias até a formação para utilizá-las. Em suma, as experiências docentes no contexto da cultura digital, e mais ainda com a pandemia da Covid-19, apontam para uma necessidade de reestruturação da educação, passando pela reelaboração dos currículos, formação continuada dos docentes, práticas pedagógicas diferenciadas, atenção às particularidades apresentadas pelos alunos, questões essas que demandam mudanças no contexto educacional e social

Palavras-Chave PT-BR:

Formação / Professores / TDIC / Ensino Fundamental / Representações docentes.