Detalhes do Trabalho

Título PT-BR:
Prática docente a partir de metodologias ativas: sujeitos em movimento no curso de medicina

Autor:
Roberta Daiana Bueno de Souza

Orientador:
Diego Henrique Pereira.

Titulação do Orientador:
Dr.

Curso:
Mestrado em Educação, Conhecimento e Sociedade.

Tipo de Trabalho:
Dissertação

Assunto:
Educação / Ensino médico / Análise de discurso /Metodologias ativas.

Ano de Defesa:
2022

Biblioteca:
Digital

Área de Concentração:
Educação, Conhecimento e Sociedade

Linha de Pesquisa:
Educação e Tecnologia: inovação, ferramentas e processos.

Resumo:
Este trabalho tem como objetivo geral compreender discursivamente os efeitos que um novo projeto pedagógico, pautado em metodologias ativas de ensinoaprendizagem, produz nas possíveis significações sobre o professor de Medicina, bem como o funcionamento do imaginário sobre professor em sua prática em sala aula, face as possíveis posições-sujeito. Pelo dispositivo metodológico da Análise de Discurso de viés Pecheutiana, as análises transitam por diferentes campos da Educação, principalmente as que se envolvem com a Educação Médica. Pensando os deslocamentos discursivos acerca dos professores de Medicina ao serem instados em um contexto de mudanças curriculares, nossa pesquisa aponta para gestos de interpretação, cujo imaginário sobre o professor funciona pelo efeito de estabilização, porém, pelo real da linguagem os furos se revelam, mostrando posições-sujeitos outras. O corpus desta dissertação é composto por recortes de diferentes autores dizendo sobre a Educação e também recortes colhidos através de uma pesquisa de campo qualitativa - semi-estruturada - que buscou a partir de formulários possíveis significações do professor na perspectiva dos alunos, coordenadores, pais de alunos e dos próprios professores de um curso de graduação em Medicina, cujo currículo é baseado nas metodologias ativas de ensinoaprendizagem. A partir das análises, dispositivos teóricos e analíticos foram mobilizados produzindo gestos de interpretação que remeteram ao imaginário construído sobre o professor de Medicina, retornando sentidos polarizados sobre o professor ao longo da história como sujeito-enunciador que ocupa o lugar de “transmissor de informação”, produzindo um efeito de poder e verdade. Observou-se ainda que essas questões ora são mobilizadas a partir de formações discursivas ligadas a vocação e ora são mobilizadas a partir do discurso da técnica, produzindo movimentos sobre a posição-sujeito professor, sócio historicamente estratificadas. É importante perceber que a posição-sujeito missionário/ vocacionado - destinado a cumprir uma missão por meio de um dom, retoma o discurso altruísta do processo de catequização. Também é produzida a posição-sujeito mecanicista - máquina processadora e fornecedora de conhecimentos - transmissor de informações, que faz reverberar o discurso da produção. Conquanto, em meio às incompletudes, falhas e furos da linguagem é que buscaremos compreender discursivamente a constituição dos sujeitos e dos sentidos em nossa pesquisa.

Palavras-Chave PT-BR:
Educação / Ensino médico / Análise de discurso /Metodologias ativas.