Detalhes do Trabalho

Título PT-BR:
Qualidade do serviço de cirurgia oncológica de um hospital universitário do sul de minas gerais

Autor:
Rafael Santos de Souza

Orientador:
Daniela Francescato Veiga

Titulação do Orientador:
Dra.

Curso:
Mestrado em Ciências Aplicadas à Saúde

Tipo de Trabalho:
Mestrado

Assunto:
Serviço hospitalar de oncologia / Satisfação do paciente / Avaliação da qualidade dos cuidados de saúde / Gestão de qualidade em saúde.

Ano de Defesa:
2018

Biblioteca:
Digital

Área de Concentração:
Ciências da Saúde

Linha de Pesquisa:
---

Resumo:
CONTEXTO: Atualmente o câncer é um problema de saúde pública de extrema relevância. A satisfação dos pacientes com o tratamento oncológico recebido é um importante objetivo da terapêutica e deve ser entendido como pilar para a eficiência do tratamento. OBJETIVO: Avaliar a qualidade do serviço de Cirurgia Oncológica do Hospital das Clínicas Samuel Libânio (HCSL). MÉTODOS: Trata-se de um estudo clínico, primário, transversal, com amostragem por conveniência. Foram avaliados 143 pacientes oriundos do ambulatório de Cirurgia Oncológica do HCSL, submetidos a procedimentos cirúrgicos como parte de seu tratamento oncológico de outubro de 2016 até outubro 2017. Para avaliação da qualidade do Serviço foi utilizada a Escala da Qualidade de Serviços de Saúde/ Escola Paulista de Medicina (EQSS/EPM), instrumento validado para uso no Brasil. Após consenso com a equipe gestora do HCSL a nota 8,0 foi definida como mínima satisfatória. RESULTADOS: Nenhuma das subdimensões avaliadas recebeu nota inferior a 8,0. A subdimensão com maior mediana foi “Intenção de lealdade ao serviço” (9,7) e a menor mediana foi da subdimensão “Pontualidade” (8,2). CONCLUSÃO: O serviço de Cirurgia Oncológica recebeu nota maior que o estipulado como mínimo satisfatório pela equipe gestora do HCSL em todos os quesitos.

Palavras-Chave PT-BR:
Serviço hospitalar de oncologia / Satisfação do paciente / Avaliação da qualidade dos cuidados de saúde / Gestão de qualidade em saúde.