Detalhes do Trabalho

Título PT-BR:

Educação e tecnologias digitais em período da pandemia de covid-19: percepções de docentes do ensino superior

Autor:

Patrícia Adriane Soares Borges

Orientador:

Atílio Catosso Salles.

Titulação do Orientador:

Dr.

Curso:

Mestrado em Educação, Conhecimento e Sociedade.

Tipo de Trabalho:

Dissertação

Assunto:

Docentes / Ensino Superior / TDIC / Ensino remoto emergencial.

Ano de Defesa:

2022

Biblioteca:

Digital

Área de Concentração:

Educação, Conhecimento e Sociedade

Linha de Pesquisa:

Educação e Tecnologia: inovação, ferramentas e processos.

Resumo:

BORGES, Patrícia Adriane Soares. Educação e tecnologias digitais em período da pandemia de Covid-19: percepções de docentes do ensino superior. 152f. Dissertação (Mestrado). Programa de Pós-graduação em Educação, Conhecimento e Sociedade, Universidade do Vale do Sapucaí, Pouso Alegre, Minas Gerais, 2022. As tecnologias digitais de informação e comunicação (TDIC) estão contribuindo para diversas transformações em relação à educação, cultura e sociedade, para uma evolução digital tecnológica. Com a pandemia da Covid-19 essas tecnologias possibilitaram transformações em relação às metodologias de ensino e formas de interação dos docentes e alunos no ensino remoto emergencial (ERE) que substituiu temporariamente o ensino presencial. Este estudo tem por objetivo compreender a relação entre a educação e TDIC no ensino remoto emergencial em cursos de graduação, diante do cenário de aulas remotas na pandemia de Covid-19. Trata-se de uma pesquisa quantiqualitativa com pesquisa de campo, tendo por participantes professores de uma universidade do sul de Minas Gerais. Como instrumento de coleta de dados foi aplicado um questionário com questões sobre o perfil dos docentes e suas percepções em relação à integração das TDIC no desenvolvimento de suas aulas remotas no ERE. As análises dos dados coletados, com o auxílio do software MaxQda, foram feitas com base nos princípios da análise de conteúdo, conforme Bardin (2016), à luz dos teóricos que subsidiam esta investigação. Com esta investigação, pode-se perceber que no ERE, os docentes participantes deste estudo utilizaram diversificados ambientes virtuais (plataformas digitais) e mídias digitais, enfrentando diferenciados desafios, como a interação com os alunos, a adaptação ao ensino remoto, as mudanças nas metodologias de ensino, a revisão dos critérios de avaliação, a inovação nas aulas e a necessidade de formação para a integração das TDIC no processo educativo, de maneira a contribuir para a solidificação da cultura digital no ensino superior, haja vista que nos próximos anos, os ambientes educacionais podem estar cada vez mais conectados em um ensino híbrido.

Palavras-Chave PT-BR:

Docentes / Ensino Superior / TDIC / Ensino remoto emergencial.