Detalhes do Trabalho

Título PT-BR:

Projeto Experimental: Cidade Criativa Cidade Feliz

Autor:

Ana Clara Cunha Chaves / Heidy Marcela Marques Yano / José Braz dos Santos Junior / Lucas Malta Ardo / Luiz Gustavo Cruz Lima / Rafael Openheimer Domingues

Orientador:

Juliana Souza Leopoldino Camargo.

Titulação do Orientador:

Me.

Curso:

Publicidade e Propaganda

Tipo de Trabalho:

Trabalho de Conclusão de Curso

Assunto:

Cidade Criativa Cidade Feliz / Planejamento de comunicação / Criatividade / Economia Criativa

Ano de Defesa:

2021

Biblioteca:

Digital

Área de Concentração:

Ciências Sociais Aplicadas

Linha de Pesquisa:

-

Resumo:

O projeto experimental apresentado a seguir propõe-se analisar de forma aprofundada a situação atual do movimento Cidade Criativa Cidade Feliz que situa na cidade de Santa Rita do Sapucaí – MG, tais como toda a situação mercadológica no qual está inserido, para a partir de todo conhecimento adquirido identificar as melhores maneiras de comunicar a marca perante o público. Para assim, propor um planejamento de campanha publicitária, vigente por 12 meses com o foco em resolver os problemas encontrados e levantar soluções nos âmbitos estruturais, institucionais e de relacionamento com o público alvo. O movimento Cidade Criativa Cidade Feliz foi criado em 2013 pelo professor Wander Wilson Chaves, pois ele acredita que investir na criatividade pode transformar positivamente uma cidade gerando o desenvolvimento pessoal e social da população. A função do movimento é apoiar e incentivar o surgimento e manutenção de eventos no âmbito criativo, tecnológico, cultural, artístico, de inovação e empreendedor. Assim a missão do movimento é fortalecer a economia criativa do município e a melhoria da qualidade de vida dos cidadãos. Isso acontece por meio da colaboração do poder público com a sociedade civil. Existem duas formas de um evento contar com o apoio e incentivo do Cidade Criativa Cidade Feliz. A primeira maneira é de forma independente, o organizador e/ou instituição é responsável por toda a organização do evento, contando com o movimento apenas para consultoria, apoio e inclusão da data de realização no calendário de eventos da cidade, fomentando a divulgação. A segunda maneira é pela inscrição do projeto por meio de editais que caso seja aprovado, é contemplado com o apoio financeiro para realizar o evento. Carregando um ideal inspirador foi constatado que para gerar mais adeptos é necessário ter uma boa comunicação. Por isso a finalidade desse planejamento de comunicação é aumentar o nível de conhecimento do movimento e de seu propósito para gerar mais admiradores do projeto e consequentemente aumentar o número de eventos pela cidade. A agência visa alcançar todos os objetivos registrados nesse documento por meio de estratégias bem planejadas acreditando totalmente no êxito da campanha e crescimento do movimento.

Palavras-Chave PT-BR:

Cidade Criativa Cidade Feliz / Planejamento de comunicação / Criatividade / Economia Criativa