Detalhes do Trabalho

Título PT-BR:
Pós-graduação, pesquisa e pandemia: a potencialização das dificuldades

Autor:
Mônica Maria Jaques

Orientador:
Joelma Pereira de Faria Nogueira.

Titulação do Orientador:
Dra.

Curso:
Mestrado em Educação, Conhecimento e Sociedade.

Tipo de Trabalho:
Dissertação

Assunto:
Pandemia / Covid-19 / Impacto/Pesquisa / Dificuldades.

Ano de Defesa:
2022

Biblioteca:
Digital

Área de Concentração:
Educação, Conhecimento e Sociedade

Linha de Pesquisa:
Ensino, Aprendizagem e Avaliação.

Resumo:
JAQUES, Mônica Maria. Pós-graduação, pesquisa e pandemia: a potencialização das dificuldades. 158f. Dissertação (Mestrado). Programa de Pós-graduação em Educação, Conhecimento e Sociedade, Universidade do Vale do Sapucaí, Pouso Alegre, Minas Gerais, 2022. Após ser declarada a emergência em saúde pública, decorrente da pandemia do novo Coronavírus (Sars-CoV-2), a paralisação temporária, parcial ou total das atividades nos diversos setores da sociedade fez-se imprescindível como meio de evitar a propagação do vírus e mitigar a doença, sendo necessária a adaptação à novas formas de conviver. Com o prolongamento das medidas de distanciamento físico entre as pessoas, a Universidade Federal de São João del-Rei (UFSJ) optou pela suspensão provisória das atividades acadêmicas presenciais e a adoção do ensino remoto emergencial (ERE). Diante do exposto, o objetivo que norteou esta pesquisa consistiu em investigar os impactos causados pelos efeitos da pandemia da COVID-19 nas pesquisas dos discentes ingressantes em 2019 e 2020 nos programas de pós-graduação Stricto Sensu (mestrado) da área de Ciências Humanas da UFSJ; instituição de formação e local de trabalho da pesquisadora. Por meio de uma abordagem quali-quantitativa, foi possível produzir e analisar os dados tanto nos aspectos quantitativos quanto nos aspectos qualitativos. A abordagem qualitativa foi importante para a construção do conhecimento sobre as dificuldades e os desafios encontrados pelos discentes para o desenvolvimento de suas pesquisas em tempos de pandemia, uma vez que essa abordagem consegue relatar, de uma maneira mais profunda, a realidade vivenciada por esses pós-graduandos. Com características de uma pesquisa básica e exploratória, foi possível entender melhor as consequências e o impacto desse processo do distanciamento físico no desenvolvimento das pesquisas. Quanto aos procedimentos utilizados, inicialmente foi feita a revisão da literatura sobre o tema, a qual possibilitou avançar na discussão do referencial teórico. Após o levantamento bibliográfico, a coleta de dados foi realizada por meio de um levantamento por amostra, com a aplicação de um questionário composto de questões abertas e fechadas aos participantes da pesquisa. A análise dos dados permitiu identificar que não conseguir colocar em prática as atividades planejadas antes da pandemia e ter que fazer adaptações nos projetos para que se pudesse dar andamento na pesquisa, além dos fatores que comprometeram a saúde física e mental dos pesquisadores, foram os impactos mais destacados pelo público respondente. Com este estudo, foi possível apresentar as principais dificuldades relatadas pelos discentes, bem como trazer uma discussão e uma reflexão que permitiram dar visibilidade às possíveis consequências desse processo de distanciamento físico na pesquisa em pós-graduação.

Palavras-Chave PT-BR:
Pandemia / Covid-19 / Impacto/Pesquisa / Dificuldades.