Detalhes do Trabalho

Título PT-BR:

Prontuário eletrônico para segurança do paciente hospitalizado

Autor:

Miguel Simião Pereira Júnior

Orientador:

Geraldo Magela Salomé

Titulação do Orientador:

Dr.

Curso:

Mestrado em Ciências Aplicadas à Saúde

Tipo de Trabalho:

Mestrado

Assunto:

Segurança do paciente / Controle de risco / Indicadores de qualidade em assistência à saúde / Software / Aplicativos móveis.

Ano de Defesa:

2020

Biblioteca:

Digital

Área de Concentração:

Ciências da Saúde

Linha de Pesquisa:

---

Resumo:

Contexto: O prontuário eletrônico registra dados de saúde e doença indispensáveis para a comunicação entre a equipe multidisciplinar e o paciente, garantindo não apenas o histórico do processo, mas também a segurança, gestão das organizações de saúde, tornando os dados prescritos legíveis e evitando erros de leitura. Objetivo: Construir um prontuário eletrônico para segurança do paciente hospitalizado. Métodos: Para desenvolvimento do prontuário eletrônico, foi escolhido o Modelo Incremental do ciclo de vida de desenvolvimento de softwares, seguindo o protocolo PRAXIS como base para o processo de engenharia de software. As etapas de desenvolvimento da estrutura do prontuário eletrônico foram: Fase 1- Concepção: identificação das necessidades do desenvolvimento do prontuário eletrônico. Fase 2- Elaboração do protótipo do prontuário eletrônico. Esta fase contemplou a revisão integrativa da literatura nas principais bases de dados. Fase 3 - Construção do prontuário eletrônico. Essa fase abrangeu a elaboração das árvores de decisão, do algoritmo, estruturação do banco de dados e desenvolvimento do software. Fase 4 - Transição - nesta fase, foram realizados os testes de funcionalidade do prontuário eletrônico. Resultados: Durante a revisão integrativa da literatura, foram identificados 464 artigos, tendo sido excluídos 370 após a leitura do título e 60 após a leitura do resumo. Foram selecionados 34 artigos para a construção do Prontuário Eletrônico. É composto por 100 telas. Caso o profissional esteja fora do ambiente de trabalho e até mesmo em outra cidade, ele poderá acessar o prontuário eletrônico por meio de seu Smartphone e Iphone. Conclusão: Após a revisão integrativa da literatura nas principais bases de dados, foi desenvolvido o prontuário eletrônico “segurança do paciente”.

Palavras-Chave PT-BR:

Segurança do paciente / Controle de risco / Indicadores de qualidade em assistência à saúde / Software / Aplicativos móveis.